Entre razões e emoções...
(certeza que você completou a frase)
#159
Oi!
A única resolução para 2026 que me comprometi é ler mais livros. Ano passado fui um completo fracasso, li muito pouco e percebi uma decaída em todos os aspectos da minha vida. Concentração, memória, vocabulário e outros itens relacionados. Meu sonho de desaprender a ler vai ficar pra depois. Agora vou é me agarrar na literatura como se o mundo fosse acabar (spoiler: vai acabar).
Pra começar mantive a meta de ler pelo menos um livro por mês, mas tô tão focada que terminei janeiro com 5 livros lidos! Se vai continuar assim não sabemos. Vamos aguardar. Vou compartilhar os que li aqui e você pode aproveitar como sugestão.
📚 Coisa de Rico - Michel Alcoforado
Quem diria que os ricos seriam uma caricatura do mesmo jeitinho que as novelas da Globo retratavam. Os de berço, aqueles com sobrenome, não aceitam bem os da Silva que ascendem (se é que você me entende). Fiquei passada com a informação de que Guilhermina Guinle, mesmo riquíssima de família tradicional, teve sua entrada no quadro de sócios do Country Club do Rio de Janeiro recusada. Confesso que dei uma sonrisa. Delicinha de leitura.
📚 O Perigo de Estar Lúcida - Rosa Montero
A autora relaciona como nosso cérebro funciona na hora de criar com os artistas mais célebres que temos, enquanto conta um pouco sobre si mesma. A história da mulher que se passava por ela é ouro. Leitura leve e ótima escrita. Já quero ler suas outras obras.
📚 A Vegetariana - Han Kang
Venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2024 e não foi à toa. Enquanto eu lia ficava oh my god das ideias. Super envolvente, simplesmente não conseguia imaginar como se desenrolaria. Sensacional. A autora sul-coreana consegue transmitir em palavras tudo o que a personagem sente de uma forma surreal.
📚 O Massacre da Família Hope - Riley Sager
Um mistério é tudo de bom né gente. Esse aqui até te prende, só que a quantidade de plot twist no final te faz ficar tonto. Rocambolesco demais pro meu gosto, mas ok funciona, deve virar filme ou série assim como A Empregada. Aliás, segue a mesma linha: um crime ocorreu, aí vai uma pessoa trabalhar na mansão onde passou o babado, aí outros babados estranhos acontecem e a pergunta “quem matou?”.
📚 A Cabeça de Santo - Socorro Acioli
Que livro incrível, não conseguia largar. Ai como é bom ler coisa nossa nesse nível de maravilhosidade. Não falarei mais nada. Se puder leia, é um livraço.
Loop eterno do momento 🎶
🎧 Norte - NX Zero
O ano era 2015 quando fomos agraciados com essa lindeza de Di Ferrero e companhia. Ouvia até cansar. Recentemente resolvi dar play e soa tão maravilhoso como era na época. Não consigo parar de ouvir. Sério, coisa finíssima do início ao fim.
Ah, logo percebi que você era problema
Ah, mas não tem problema
Se for valer a penaQuando te vi
Você me viu
Coisa de pele
Calor e frio
Nossos olhares no cio
Antes de ir embora, só mais uma coisinha
A gente sabe que a IA de inteligência não tem nada e seus milhões de poréns, mas o buraco é mais embaixo do que a gente sequer consegue supor. Neste excelente vídeo, o papo é com o economista José Kobori e o neurocientista Miguel Nicolelis discutindo sobre a bolha da inteligência artificial sem alarmismo (o que é raro these days). Vale muito passar 3 horas mergulhada aqui. sempre me pega saber que o Vilela é um dos criadores do Mundo Canibal responsáveis pela Avaiana de Pau com os irmãos Piologo
E assim a banda toca. Um beijo, um queijo e até a próxima com mais piração pra nossa cabeça!
perdeu as últimas edições diorâmicas?
📧 Dioramas Modernos é uma newsletter gratuita feita para organizar o caos de nossos tempos com pitadas de cultura pop + muita paranoia e teoria. Um bate-papo sobre coisas da vida e as fixações de todos nós. Desde março 2019.








Eu amo esse da Rosa Montero, recomendo fortemente todos os outros dela. Adorei as outras recomendações, não vou dar conta de terminar minha lista nunca, mas gosto da ilusão 😂
para mim, "o massacra da família hope" vai bem até a metade. depois, a enxurrada de reviravoltas torna tudo inverossímil demais. já "cabeça de santo" é realmente maravilhoso. que livro!