Mitologia grega, patins e Olivia Newton-John: a viagem onírica de Xanadu
pensamentos que tive ao revisitar a belíssima obra camp em pleno 2024 (parte 1)
Olar ;)
Bom, primeiramente, boas-vindas aos novos assinantes, podem chegar, peguem uma cadeira, fiquem à vontade e não reparem a bagunça. Sou apenas uma camponesa com queda forte por obras cinematográficas de gosto duvidoso, o famigerado filme ruim, tosco, trash, quanto pior melhor.
Um dos meus filmes preferidos que se encaixa nessa categoria é Xanadu, de 1980. Sim. Eu amo. Amo Olivia Newton-John e meudeusdocéu como é ruim. Resolvi assistir pela 376ª vez e vou dividir com você meus pensamentos. E também dividir essa news em 2 partes (não me mate), me empolguei sorry.
Nada faz sentido, o roteiro é uma coisa louca. Começando pela sinopse FALA SE NÃO É UMA MARAVILHOSIDADE?
Kira, deusa grega da dança, vem à Terra ajudar o artista fudido Sonny Malone a realizar seu grande sonho de abrir uma inovadora
casa noturnaboate, mas tudo se complica quando Kira acaba se apaixonando por Sonny, contrariando as ordens de Zeus.
Agora pare tudo, feche todas as suas abas, dê stop na sua playlist, peque minha mão e venha comigo nessa aventura.
já de cara o mural com as deusas dançando contornadas de neon… aí vem ela Kiraaaaa! Olivia tão linda né? detalhe: o mural foi criado na pós-produção. Uma imagem digital foi sobreposta a uma loja em um beco na Dudley Avenue e Ocean Front Walk em Santa Monica, CA.
agora elas correm pela cidade tipo The Flash em neon, tá com inveja Barry Allen?
muito neon nesse filme, metade do orçamento tá todo aí
o estúdio de pintura… todos os atores em cena fizeram o curso Wolf Maia. Sonny é o cigano Igor da época (aliás, ele não fez teste para o papel e isso explica muita coisa rs)
sonny tá puto afinal é um pintor fracassado
ele viu a Kira andando de patins, vai atrás dela de mobilete hahaha e acaba caindo no rio… um dia de cão, coitado do Sonny
filme com transição de cena, senhorrrr parece transição de power point
agora ele aparece de patins DO NADA. começa a tocar Magic ain que amor e PÁ… encontra Kira também andando de patins em um prédio abandonado. Ela tá performando forte AMO e ultrapassando objetos… é uma deusa fantasma
sonny tentando uma aproximação… ela largou ele lá falando sozinho porque não é obrigada
claro ele, um pintor de muito talento, só que incompreendido, ia pintar ela né
nossa, que diálogo nada a ver
sonny tá muito azarado, tomou uma invertida do chefe: “pintem o que te mandam pintar, se fizer mudanças, os outros também vão fazer. e se todos fizerem o que querem fazer não será uma empresa e sim o caos”… ai que ditadura hein… mete o pé nesse emprego aí filho
“terça é quarta”… não faço ideia do propósito dessa frase, mas ok… segue o baile e finge que nada aconteceu
ai meu deus outra transição tosca de cena
essa parte é bem chata… Glenn Miller, jazz e bla bla… podiam ter cortado do filme
sonny tá bem obcecado pela Kira… ihhhh alerta de boy mala
afff mais jazz, mas tá perdoado, Olivia tá cantando e agora vai dançar com Gene Kelly, a lenda, tá meu amor
ela tá de uniforme militar por quê? não entendirrr… ahhh ela também já havia descido dos céus para ser a musa do Gene Kelly anos atrás (ai ai esse roteiro)
sapateado zzZZZzzz… desculpa, mas filme tosco não tem que ter sapateado… é Broadway por acaso? (bom, foi depois né, mas deixa baixo)
a cena não acaba socorrrroooo
gente, Kira apareceu pra ele… ela é um espírito deusa grega de luz
agora os dois estão andando de patins ao som de Suddenly… que fofos…bregas e lindos. o cenário tá mexendo… tem até o mega ventilador da Beyoncé. começou a chover dentro do lugar hahaha, eles abrem o guarda-chuva… parou a chuva e agora tem fumaça vinda de um trem e a música rolando
olhaaaa citaram o Titanic (o fato e não o filme)
ah não… mais jazz… eita tem rock também e dança… que bagunça… eles realmente acham que estão na Broadway… dançarinos maravilhosos… jazz e rock se misturando, meu deus quanta gente
explicaram o que é Xanadu… referência ao poema Kubla Khan, de Samuel Taylor Coleridge (achei chique)
a transição brega de cena está no filme todo
sonny pediu demissão do emprego abusivo
kira dando um perdido nele… nossa ele pergunta demais, cara chato
em mais um musical, eles viraram desenho tipo disney ("Don't Walk Away", apresenta cenas quase idênticas a trechos de A Polegarzinha (1994), a cena de uma menina caminhando atrás de uma folha. ambos foram dirigidos por Don Bluth. também houve toques de A Pequena Sereia (1989), já que o desenho de Kira lembra um pouco Ariel) nada se cria, tudo se cof cof cof. de acordo com os extras do DVD, essa sequência de desenho animado foi adicionada porque precisavam incluir uma música escrita para o filme. ter um desenho animado feito para a música foi mais fácil do que tentar fazê-lo caber no filme
outro musical, dessa vez com dançarinos numa boutique bem colorida… não dá pra explicar só vendo hahaha
sonny agora é sócio de uma casa noturna chamada Xanadu com Gene Kelly
kira tá terminando com ele porque ela não é humana e sim uma deusa filha de Zeus que só veio à Terra ser sua musa para tirá-lo da vida de fudido fracassado… ela mandou ele ver o que significa musa no dicionário porque ele não tava entendendo (cuidado com a burra)… ele fica bravinho, ela virou neon e foi embora AFFF QUE MARAVILHOSO
sonny quer desistir de Xanadu, pois levou um fora… ahhh oh dó
mais um musical e ele andando de patins bem triste pra esquecer o fora que levou
o mural das deusas gregas aparece de novo
o shortinho dele (Sonny Malone andou para que Paul Mescal pudesse correr)
sonny tá encarando o mural E COMO ASSIM, ele atravessou
agora eles se encontram no Olimpo de neon e ele tá pedindo a mão dela pra Zeus que não quer dar, mas Kira decidiu que também quer ficar com ele
momento de tensão na cena: sonny vai embora
ai que dó, ela tá triste cantando… Zeus não deixou ela namorar
inauguração de Xanadu vem gente… AGORA VAI… 63438 dançarinos de patins… batalha de dança… Olivia linda entra cantando Xanadu… estou chorando… ela voltou à Terra pra ficar com Sonny. tem até malabarismo nessa boate genteeee, Olivia toda trabalhada no escovão a la panteras muito diva
boate que se preze tem chão que acende e Xanadu tem
aiii sapateado de novo
mudou pra roqueirinha selvagem
olhaaaa microfone de ouro igual ao da Xuxa
meu deussss a era Joanne já existia nos anos 80… ela tá de boiadeira cantando country (Beyoncé morre de inveja)
volta a tocar Xanadu, ela agora volta a ser deusa e some. COMO ASSIM? Sonny está desolado
quero uma jaqueta escrito Xanadu atrás
kira reaparece… mas ué ela não tinha sumido?
ERA TUDO UM SONHO DE SONNY. KIRA NA VERDADE É UMA SIMPLES GARÇONETE DA BOATE E ELES FICAM JUNTOS. FIM
Um filmão desses bicho, fala se não é lindo? Poderia ter sido meu TCC "Mitologia grega na perspectiva onírica do romance e da cultura pop — Xanadu um olhar antropofágico".
E sabe qual o nome de deusa da Kira? Terpsícore ou Terpsícora - uma das nove musas da mitologia grega, que eram as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis. Era a musa da dança. Xanadu também é cultura.
Só que a crítica considerou tão ruim, mas tão ruim que Xanadu foi o motivo pelo qual criaram o troféu Framboesa de Ouro, prêmio que escolhe os piores filmes do ano.
E claro, Xanadu não saiu de mãos abanando. Ganhou o troféu de pior diretor, mesmo tendo mais 5 indicações:
Pior filme (quem ganhou foi o musical Can't Stop the Music sobre a biografia do Village People… tenho até medo de assistir e me apaixonar, sério)
Pior ator: Michael Beck (Sonny parecendo um boneco de cera… como assim não ganhou?)
Pior atriz: Olivia Newton-John (sacanagem com a diva), quem levou foi a Brooke Shields em Lagoa Azul hahaha
Pior roteiro (né? esse foi sacanagem não ganhar). Pega essa: Joel Silver manteve um de seus roteiristas refém por três dias contra sua vontade. "O filho da puta não cumpriu, então eu o tranquei", disse Silver. Certeza que o roteirista cagou no roteiro como vingança.
Pior canção original (que isso… a música é um hino)
E em 2005 ganhou como pior musical em 25 anos. Apenas épico e se você acha que não tem como ficar pior… ouve só essa versão da música Xanadu cantada pelo Menudo.
O filme foi adaptado para um musical da Broadway anos depois, o que causou muita controvérsia devido à má recepção do filme. No entanto, o musical era na verdade uma sátira do filme e, portanto, foi elogiado por seu humor. Estreou em 2007, estrelando Kerry Butler como Kira e Cheyenne Jackson como Sonny. O show teve mais de 500 apresentações e foi indicado aos prêmios Tony de Melhor Musical e Melhor Livro.
Pasme você, até aqui teve uma versão do musical em 2012 com Danielle Winits, Thiago Fragoso e Sidney Magal dirigido por Miguel Falabella. Hahaha eu tô rindo com respeito, pois foi nesse musical que Thiago e Dani despencaram de um cabo de altura e se machucaram (graças a Zeus, nada muito grave).
Onde assistir
É claro que depois de ler este capítulo da Bíblia livro Xanadu, você vai querer ver pela primeira vez ou rever.
Dá pra alugá-lo por APENAS 6,90 no YouTube, Prime Video e por 9,90 na AppleTV+. Se quiser comprar também dá. Tem pra ver na locadora do povo também. No Stremio tem release em 1080p com mais de 20 seeders. Amor purinho. Obrigada, de nada.
De uma coisa eu tenho certeza. Se você tá num dia merda e quer esquecer tudo que existe por quase 2 horas, não há distração melhor. A vontade de viver retorna em seu corpo depois de assistir esta pérola.
Xanadu é absurdo, é como um sonho, é nada com nada e mesmo assim consegue tirar sorrisos do seu rosto. É cantar you have to believe we are magic / nothin' can stand in our way / you have to believe we are magic / don't let your aim ever stray com toda força do seu ser. É ficar maravilhado com as cores, os efeitos toscos, a dança com patins, com o carisma e certa inocência de Olivia. É brega, cafona, camp, lindo.
Pra concluir, fica aqui registrado um comentário de um dos vídeos no YouTube:
How can this movie be so ridiculous yet so magical?
Você também tem um filme ruim que gosta muito? Me conta aí nos comentários! A parte 2 chega já já!
off topic: twitter foi de STF né? ok segue em frente tem outras rede. tô no bluesky me siga lá!
perdeu as últimas edições diorâmicas?
📧 Dioramas Modernos é uma newsletter quinzenal gratuita que tenta organizar o caos de nossos tempos com pitadas de cultura pop, gifs, memes + muita paranoia e teoria. Um bate-papo sobre coisas da vida e as fixações de todos nós. Desde março 2019.
um filme ruim do qual sempre me lembro é “navio fantasma”. vi umas quinze vezes, porque era daquela época em que a gente alugava filmes pela tv por assinatura e podia ver em looping por 24 horas. foi num dia chuvoso em uma casa de praia nas férias que rolou esse match. 😅
Adorei a recomendação! Por conta do meu nome (risos), eu já amo mitologia grega né. Vou botar na lista do meu Substack :))