Aceita um café com deus drama?
warning: esta edição contém músicas do Radiohead, abra por sua conta e risco
Olá ;)
Para inaugurar 2025, vamos começar com o pé atolado na desgraceira mental, belíssimo mood pra encarar tudo o que vem por aí. Já começando daquele jeito.
Dia desses fui acometida por uma pedrada chamada Incêndios (2010). Denis Villeneuve um dia acordou e disse: hoje vou descaralhar a cabeça da galera. Foi lá e fez.
Adivinha a primeira coisa que você ouve quando dá play? Uma canção do Radiohead. Mais precisamente essa. Ouça e sinta o drama. Vai, ouve. Tenho poucas certezas na vida e uma delas é:
se tocar qualquer música do Radiohead em filme/série ou afins, significa que o desgraçamento de cabeça vem
É meio um aviso implícito, olha queridinhos, prepare-se pra segurar essa marimba aí ou nem continue. Vou te dar alguns exemplos.
Pegue a minha mão e vem comigo.
Peaky Blinders (S04E06) - Pyramid Song. O frio e calculista Tommy Shelby tendo uma crise de PTSD numa cena que exalta o tipo de ator que Cillian Murphy é. Desculpa mundo, gostar de Peaky Blinders é meu desvio de carácter. Me deicha.
Família Soprano (S04E02) - No Show. Mesmo nos créditos, a música se encaixa perfeitamente no clima do episódio. E a gente sabe o quão caótica é a dinâmica entre Carmela e Tony Soprano. Perfeito para a única série perfeita já feita.
Bates Motel (S01E01) - The Tourist. Imagina se a série que conta a juventude do infame Norman Bates não ia colocar algo saído da cabeça de Thom Yorke e seus companheiros. Hitchcock bateu palmas do caixão, tenho certeza.
Vanilla Sky - Everything In Its Right Place. Tom Cruise pode ser um ser humano desprezível, mas seus filmes são algo né? Sempre fico chocada com a informação de que fecharam a Times Square por 3 horas pra filmar essa beleza de cena que custou 1 milhão de dols só pela permissão da prefeitura. Um bapho.
Black Mirror (S03E03) - Exit Music. Lembra quando BM era capaz de deixar a gente chocado? Foi-se o tempo, pois hoje “Black Mirror is starting to look a bit over optimistic” alguém escreveu. Né? Porém, o trauma veio forte com esse episódio.
Six Feet Under (S04E03) - Lucky. É inevitável pensar que atualmente nada mais presta quando já tivemos essa série. Esqueça tudo. A Sete Palmos, como é chamada aqui, é simplesmente a obra mais maravilhosa com o final mais perfeito que existe.
House MD (S06E01) - No Surprises. O médico mais sem carisma e que só faltava bater em seus pacientes tem um repertório infindável de drama. Dr. Gregory House desafia a própria medicina pra diagnosticar e tratar quem se consulta com ele. Deu até vontade de rever.
Coincidentemente, no último final de semana assisti o ótimo filme Herege (2024), com Hugh Grant e adivinha quem tá lá? Radiohead. De resto não falo mais nada. 🤐
Tenho certeza que você já se deparou com alguma cena com os cabeça de rádio na trilha. Se não, ainda vai. Então teje avisado. Me conta se você conhece outros filmes/séries que não citei.
Por hoje é só. Fique bem e até a próxima!
perdeu as últimas edições diorâmicas?
📧 Dioramas Modernos é uma newsletter quinzenal gratuita feita para organizar o caos de nossos tempos com pitadas de cultura pop, gifs, memes + muita paranoia e teoria. Um bate-papo sobre coisas da vida e as fixações de todos nós. Desde março 2019.
gente! nunca tinha reparado nisso...