pra ler ouvindo: Rage Against the Machine - Sleep Now in the Fire
Salve!
Minha gente o negócio tá pegando fogo nas bolsas de valores pelo mundo. Só ladeira abaixo, uma coisa maravilhosa. A profecia de que o Trump seria um escolhido de Deus para a ruína dos Estados Unidos - ou Estragos Fudidos para os íntimos - está se confirmando. O ruim disso é que o mundo todo dá uma escorregada também. A globalização é ótima, mas tem seus custos. Pour moi tá tudo bem.
Sorte do dia: você não é um faria limer que tá lá numa XP da vida se descabelando pros seus clientes não perderem tanto dinheiro.
Bom, ninguém é obrigado a saber como funciona o mercado de ações, ainda mais nós literalmente pobres mortais, então pedi pro infame ChatGPT explicar a bolsa de valores para uma criança de 8 anos. Meus comentários estão em negrito:
Vamos imaginar que a bolsa de valores é como uma feira gigante, mas ao invés de frutas, as pessoas compram e vendem pedacinhos de empresas. Esses pedacinhos são chamados de ações.
senhora, se apertar tem que levar (chamou de feira achei bom o exemplo)
Como funciona:
Quando uma empresa quer crescer e precisa de dinheiro, ela vende pedacinhos dela mesma (ações) na bolsa de valores.
As pessoas podem comprar esses pedacinhos. Se você comprar uma ação da empresa, é como se você tivesse um pedacinho dela! Tipo um mini dono.
olhaaaa um mini dono da petrobrás já pensou vc chegando no posto pra abastecer seu carro poder dar essa carteirada?
E o que acontece depois?
Se a empresa vai bem (vende muito, faz sucesso), o valor dos pedacinhos sobe. Isso quer dizer que sua ação fica mais valiosa.
hummmm tô gostando dessa feira, vou até comprar um pastel
Se a empresa vai mal, o valor dos pedacinhos cai.
Você pode guardar sua ação ou vender para outra pessoa na feira (a bolsa) por um preço mais alto (pra ganhar dinheiro) ou mais baixo (se quiser vender rápido ou se a empresa estiver mal).
compre na baixa, venda na alta eles dizem, vai lá arrisca aí quero ver
Um exemplo:
não gostei, já saiu do exemplo da feira, ai esse chatgpt viu
Imagina que você ama uma loja de chocolate. A loja decide vender ações pra crescer. Você compra uma ação por 10 reais.
Um tempo depois, a loja faz sucesso e as ações agora valem 15 reais. Se você vender, você ganha 5 reais!
Mas se a loja tem problemas e a ação cai pra 7 reais, você perde 3 reais se vender.
Quem faz isso?
né menina, quem faz isso?
Pessoas comuns, empresas, bancos... todo mundo pode comprar e vender ações.
E tudo isso acontece em um lugar especial chamado bolsa de valores, que funciona como uma feira super organizada e vigiada.
bom, organizada aí não sei não, hoje mesmo tá um barata voa
Se quiser, posso te mostrar com um joguinho ou desenhinho depois também!😄
tô rindo bem dessa parte
Não pense que os milios e bilios vão ficar na miséria, pois há um mecanismo que protege os cristais preciosos, chamado circuit braker, que nada mais é que o João Kléber falando PARA PARA PARA. Quando é ativado ninguém compra ou vende nada.
Um exemplo pra criança:
e o chatgpt mudou de novo o universo do exemplo
Imagina que todo mundo da sua escola começa a correr e gritar no recreio porque alguém disse que acabou a pipoca. Pra não virar bagunça total, a diretora toca o apito e todo mundo para por 5 minutos pra se acalmar. É isso que o circuit breaker faz!
ownn que bonitinho, parar tudo pros alecrim se acalmarem, sério tô comovida
Pra terminar, vou deixar duas dicas de séries que gosto muito sobre esse mundo louco e absurdo do mercado financeiro.
💰Billions (2006, Netflix, terminada)
O procurador federal ambicioso Chuck Roades inicia uma investigação implacável contra Bobby Axelrod, um bilionário que não joga para perder. É uma novelona daquelas.
💰Industry (2020, Max)
Um grupo de ambiciosos jovens recém-formados navega o tenso e competitivo ambiente de um importante banco de investimentos em Londres. Tem tudo o que uma boa série da HBO é capaz de entregar: putaria, drogas, chefe humilhando funcionário, traições e uma gama infindável de filhos da puta. Resumindo: dedo no cy e gritaria. Vale demais o show. Aguardo ansiosamente a 4ª temporada.
É isso. Um beijo, um queijo e até a próxima!
perdeu as últimas edições diorâmicas?
📧 Dioramas Modernos é uma newsletter quinzenal gratuita feita para organizar o caos de nossos tempos com pitadas de cultura pop, gifs, memes + muita paranoia e teoria. Um bate-papo sobre coisas da vida e as fixações de todos nós. Desde março 2019.
ia ser mais divertido acompanhar a movimentação na bolsa se tivesse o joão kleber em pessoa gritando o "para para para". hahaha