Oi ;)
O mundo tá acabando e no meio de tudo de ruim acontecendo, me pego em pensamentos que poderiam ganhar um troféu pela aleatoriedade do tipo por onde andam os membros do Locomía, a briga de Daryl Hall e John Oates ou sobre os hipopótamos do Pablo Escobar. E o último me pega demais.
Era uma vez na Colômbia
Essa história é tão bizarra que parece aqueles filmes bem trash estilo Sharknado, Cocaine Bear, Piranhaconda, e etc (amo todos e vou protegê-los).
Tudo começou durante os anos 80 (tinha que ser), quando Pablo Emilio Escobar Gaviria, o chefão do cartel de Medellín tava sem nada pra fazer com a dinheirada que ganhava, pensou ‘ah, que tédio, vou criar um zoológico particular’. E fez, na sua fazenda - a Hacienda Nápoles. Entre os animais exóticos que ele importou estavam antílopes, elefantes, girafas, cangurus, zebras e quatro hipopótamos – um macho e três fêmeas. Lógico que foram trazidos ilegalmente da África (alô IBAMA tá dormindo quirido?).
Bom, o tempo foi passando, Pablito foi de arrasta em 1993… a polícia saiu apreendendo tudo, os bichinhos lá nossa o que está acontecendo vibes, tadicos. Muitos dos animais foram doados ou vendidos para zoológicos da Colômbia ou do exterior e muitos até mesmo morreram de fome, mas os hipopótamos ficaram abandonados, literalmente deixados para trás.
Aí eles ‘ah então é assim? vão largar a gente sozinho aqui? beleza então’. Os hipos começaram a se reproduzir loucamente (muita festa e cocaína né) e como eles não tinham predadores naturais na região, ah meu amor foi uma chapelada de hipopótamo pra tudo quanto foi lado.
Como a região de Puerto Triunfo, local da fazenda, tem muitos lagos e rios que se conectam em uma rede fluvial ampla e rica em peixes, plantas e outras espécies animais, eles se adaptaram tão bem que viraram seis, depois dez, vinte, e hoje estima-se que entre 150 e 170 hipopótamos vivam na Colômbia. Olha aí Pablo seu legado.
Como vivem? Do que se alimentam? Hoje no Dioramas Modernos
O hipopótamo-comum é um mamífero com hábito semiaquático encontrado em várias regiões da África, sendo observado em rios na região das savanas (bora atualizar essa wikipedia aí… dê uma chegada na Colômbia pra você ver). Pesa entre 1,5 e 4 toneladas e apresenta um tamanho entre 2 m e 4 m de comprimento, bem como uma altura de cerca de 1,6 m. Na natureza, esse animal pode viver cerca de 40 anos.
São herbívoros, passam grande parte do dia na água, saem pra pastar durante à noite e de forma solitária, podendo andar quilômetros em busca de alimentos. Embora acidentes fatalistas ainda não tenham acontecido na Colômbia, moradores da região relatam que os hipopótamos às vezes caminham pelas ruas da cidade, parando o trânsito e a circulação de pessoas.
Pois é, acontece de alguns serem expulsos do bando (são bem territorialistas né) aí saem por aí rebolando o bundão deles e causando reboliço.
Os cientistas dizem que os hipopótamos estão alterando todo o ecossistema dos rios colombianos, já que eles poluem a água com seus dejetos, o que afeta peixes e outras formas de vida aquática.
Que governo da Colômbia é esse?
Aí você se pergunta, mas o governo não faz nada? Bom, tenta né. O babado é complexo.
Nos últimos anos, tem-se discutido várias maneiras de controlar a população de hipopótamos, como castração, realocação e até abate, mas todas essas soluções são complicadas. Os animais são difíceis de capturar e sedar, e castrar um hipopótamo é uma operação complexa e cara.
O couro deles é muito duro, eles são enormes e pesados, imobilizá-los é tarefa hercúlea e caso acordem da sedação, fodeu. Quem segura o bicho?
Além disso, a luiza mel muitos defensores dos direitos dos animais se opõem à ideia de matá-los, o que torna tudo ainda mais polêmico. A verdade é que se a população desse animal não for controlada estima-se que em 2035 a Colômbia abrigará até mil hipopótamos na mesma região.
Como está a Hacienda Nápoles hoje?
Depois do imbróglio com a família, a gigantesca área da fazenda passou a pertencer ao governo e posteriormente foi arrendada por uma empresa privada que administra um verdadeiro complexo de entretenimento, abrigando seis hotéis, museus, parques aquáticos, zoológico e até um safári. Tem vários tipos de pacotes (passaportes). É praticamente a Disney da América Latina. Confira no site.
O Parque tem uma mascote e adivinhem? É uma hipopótoma chamada Vanessa e você pode até mandar uma mensagem pra ela. So cute.
Obs: os memes com montagem do hipopótamo bebê não é um hipo do Pablo e sim uma outra espécie chamada hipopótamo pigmeu (menor do que um hipo comum). Seu nome é Moo Deng, do Khao Kheow Open Zoo, na Tailândia. Ela tem 2 meses e é um sucesso na internet, tanto que tá causando um alvoroço por lá.
A popularidade de Moo Deng fez com que a frequência ao zoológico disparasse. Visitantes diários saltaram de 800 para mais de 4.000, com multidões de fim de semana excedendo 10.000 pessoas.
Bom, já dei minha contribuição para que o mundo nunca se esqueça dos hipopótamos do Pablo Escobar e a Moo Deng por tabela. Agora posso viver em paz. Beijos de luz, se cuida e até a próxima. Tô lá no bluesky. Qualquer coisa grita.
perdeu as últimas edições diorâmicas?
📧 Dioramas Modernos é uma newsletter quinzenal gratuita que tenta organizar o caos de nossos tempos com pitadas de cultura pop, gifs, memes + muita paranoia e teoria. Um bate-papo sobre coisas da vida e as fixações de todos nós. Desde março 2019.
eu amo essa história dos hipopótamos do escobar. é puro suco de bras... OH WAIT!